Dedo em Martelo


Dedo em martelo é um dedo do pé que é deformado, com a ponta do dedo em flexão para baixo. Ela geralmente afeta o segundo, terceiro ou quarto dedo do pé, aparentando uma garra. Um milho podem formar-se a parte superior do dedo, e um calo pode formar-se por debaixo. Pode ser causado por um desequilíbrio muscular ou pelo uso de sapatos inapropriados, quando então os dedos são incapazes de ficarem completamente estendido. Um dedo em martelo flexível pode ser esticado manualmente enquanto um dedo em martelo rígido não pode ser puxado em linha reta.

dedo-em-martelo

Diagnóstico

Um exame físico irá confirmar a presença de um dedo do pé em martelo. Um raio-X pode mostrar mais sobre a condição específica do paciente.

dedo-em-martelo-2

Tratamento

O tratamento de um dedo em martelo é essencial antes que se torne “fixado”. Órteses, talas, ou uso de sapatos com biqueiras espaçosas podem ajudar a casos não graves de dedo em martelo. Em casos graves, uma cirurgia pode ser executada.

Sem Tratamento

Dor e dificuldade em caminhar podem aumentar, podendo vir a ocorrer uma deformidade permanente. A fricção repetida até a ponta ou a parte superior do dedo pode conduzir a feridas e infecções.