Gota


A gota é uma inflamação dolorosa de uma articulação, como resultado da formação de cristais no interior da junta. Os cristais são de ácido úrico, uma substância que se encontra em muitos alimentos e normalmente excretados pelos rins. As pessoas que produzem excesso de ácido úrico, ou cujos rins não excretam o suficiente, estão predispostos ao desenvolvimento de gota. Quando os níveis de ácido úrico no sangue são altos o suficiente, ele começa a coletar como cristais nas articulações que leva a dor e inchaço. A Gota mais freqüentemente afeta a base do dedão do pé, mas pode afetar qualquer articulação. Ela tende a se repetir em ataques repetidos de inflamação aguda.

Diagnóstico

O diagnóstico de gota é frequentemente sugerida com base na história e exame físico. Uma amostra de fluido das articulações pode ser obtido com uma agulha e examinado sob um microscópio. Os cristais de urato podem então ser vistos. Esta é também a melhor maneira de garantir que o conjunto não está infectado, ou inflamado devido a uma outra condição.

Tratamento

As crises agudas de gota são tratadas com medicamentos anti-inflamatórios. Às vezes, uma injeção de corticoide é aplicada diretamente na articulação para aliviar a dor e o inchaço, ou esteroides são ministrados por via oral. A colchicina é um medicamento que pode ajudar a um ataque de gota ser resolvido mais rápido. Alguns pacientes tomam medicação diária para diminuir o nível de ácido úrico no sangue, e assim evitar ataques de gota.

Sem Tratamento

Repetidos ataques de gota tendem a durar mais tempo, e a dor não pode desaparecer completamente. Eventualmente, os ossos da articulação podem ser danificados, e grandes quantidades de cristais de urato podem acumular-se sob a pele causando nódulos.