Pé de Charcot


pe-de-charcot

Pé de Charcot é uma condição crônica do pé que se encontra em condições que provocam a perda de sensação no pé, mais comumente a diabetes. Como resultado da perda de sensibilidade, o pé é incapaz de manter a sua estrutura normal, e os ossos do pé e tornozelo entram em colapso (desmoronando). O resultado é a dor e inflamação. Com o tempo, os ossos e articulações do tornozelo pode ser danificados, e levados a dor crônica e úlceras nos pés.

Diagnóstico

O diagnóstico do pé de Charcot pode ser feito com base na perda de forma e estrutura normal do pé e tornozelo. Isso pode ser visto no exame físico, e demonstrado através de raios-X ou ressonância magnética.

pe-de-charcot-2

Tratamento

Idealmente, o tratamento do pé de Charcot inclui o tratamento da condição subjacente que esteja causando a perda da sensação. Durante a dor aguda, o pé pode ser imobilizado e uma medicação anti-inflamatória pode ser feita. Medidas são tomadas para manter a boa forma e sustentação do peso do pé e tornozelo.

Sem Tratamento

Com o progresso de Charcot no pé, úlceras crônicas podem se desenvolver. Estas são dolorosas e podem levar a uma infecção.