Verrugas


verrugas

As verrugas que ocorrem na parte inferior de seus pés são chamadas de verrugas plantares. Muitas vezes, elas ocorrem nas áreas do pé que sofrem a maior pressão, como a bola do seu pé ou o calcanhar. Por causa do aumento da pressão para as áreas de caminhada e atividade física, verrugas plantares nessas áreas, muitas vezes penetram profundamente no tecido e podem ser muito dolorosas. As verrugas são causadas por um vírus conhecido como vírus do papiloma humano, ou HPV. Eles podem proliferar em ambientes úmidos, como chuveiros públicos, vestiários e áreas de natação, mas nem todo mundo que entra em contato com uma verruga plantar irá desenvolver uma.

Diagnóstico

Seu podólogo vai diagnosticar uma verruga plantar com base no exame físico e descrição dos sintomas.

Tratamento

Se o médico determinar que a sua verruga precisa a ser tratada, a escolha da terapia habitual é o ácido salicílico, que quando aplicado diariamente, eventualmente, suaviza as camadas da pele de modo que a verruga possa ser removida. Este processo pode levar várias semanas ou meses. Outras opções de tratamento para verrugas plantares incluem a injeção com medicamentos, congelação com azoto líquido, e a remoção com cirurgia. Em crianças, um método de remoção usando fita adesiva pode ser eficaz e relativamente indolor.

Sem Tratamento

Às vezes, as verrugas plantares desaparecem por conta própria, se não tratada. No entanto, muitas verrugas podem se tornar cada vez maiores e mais dolorosas, além de começarem a multiplicar-se em aglomerados de verrugas chamadas verrugas em mosaico. A caminhada e corrida será difícil nessas situações. Ao longo do tempo, algumas verrugas plantares podem levar a um tipo de cancro da pele.